Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo venezuelano confirma detenção de dirigente político opositor

O deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, partido do Governo), Diosdado Cabello, confirmou hoje que funcionários do Estado detiveram o dirigente do partido da oposição Vontade Popular, Yon Goicochea.

Governo venezuelano confirma detenção de dirigente político opositor
Notícias ao Minuto

06:15 - 30/08/16 por Lusa

Mundo Diosdado Cabello

A oposição e familiares de Goicochea denunciaram, segunda-feira, que o político tinha sido sequestrado quando circulava na sua viatura, nas proximidades do túnel de La Trinidad (Caracas), por um grupo de oito homens armados que suspeitavam tratar-se de "funcionários da Direção Geral de Contra Inteligência Militar ou do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, serviços secretos)".

"Foi detido e em sua posse encontrámos fios detonadores de explosivos. Esse senhor foi treinado pelo império norte-americano durante anos. Lembrem-se que no ano 2007, de repente, alguém lhe deu 500 mil dólares", disse Diosdado Cabello.

Durante uma concentração em apoio ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, no estado venezuelano de Barinas (510 quilómetros a sudoeste de Caracas) o deputado do PSUV disse que o político estaria, alegadamente a cumprir uma tarefa ordenada pelos Estados Unidos.

"Hoje atuaram os organismos do Estado e continuarão a atuar, porque nós preferimos um milhão de vezes encarcerar a tempo um assassino do que derramar uma gota de sangue de um venezuelano", frisou.

Com 32 anos de idade, Yon Alexander Goicochea Lara é advogado e político. Foi um dos principais organizadores do Movimento Estudantil Venezuelano que se opôs a uma reforma da Constituição promovida pelo falecido líder socialista Hugo Chávez, chumbada pelos venezuelanos em 2007.

Descendente de emigrantes das Ilhas Canárias, recebeu, em 2008, o prémio Milton Friedman para o Avanço da Liberdade, outorgado pelo Instituto Cato dos Estados Unidos, que incluía um prémio pecuniário de 500 mil dólares norte-americanos.

Acusado pelos 'chavistas' de ser uma marioneta dos Estados Unidos, militou no partido Primeiro Justiça (direita), passando depois para o partido Vontade Popular (centro-esquerda).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório