Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

UE denuncia "falta de transparência" nas presidenciais do Gabão

A missão de observadores da União Europeia (UE) às presidenciais no Gabão denunciou hoje "falta de transparência" no processo eleitoral.

UE denuncia "falta de transparência" nas presidenciais do Gabão
Notícias ao Minuto

16:44 - 29/08/16 por Lusa

Mundo Missão

"Felicito os eleitores gaboneses que exprimiram a sua vontade democrática num processo em cuja gestão faltou transparência", disse a chefe da missão de 73 observadores, a eurodeputada búlgara Mariya Gabriel, numa declaração à imprensa em Libreville.

"A missão lamenta a falta de transparência dos órgãos de gestão das eleições ao não porem à disposição das partes interessadas informações essenciais como a lista eleitoral e a lista dos centros de votação", criticaram os observadores europeus.

A missão da UE apontou por outro lado um desequilíbrio de meios que favoreceu o presidente, Ali Bongo Ondimba, candidato à reeleição.

"Antes do início oficial da campanha, a missão observou uma confusão entre as atividades de campanha e as funções oficiais do candidato da maioria, que beneficiou" de uma ampla cobertura mediática, afirmaram.

"Durante a campanha oficial, o acesso aos meios de comunicação foi fortemente desequilibrado em benefício do Presidente cessante".

As presidenciais do Gabão realizaram-se no sábado e os resultados devem ser anunciados na terça-feira.

O candidato da oposição, Jean Ping, proclamou-se eleito, mas a campanha do Presidente cessante assegura que Bongo venceu a eleição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório