Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Australiana sequestrada no Afeganistão há quatro meses foi libertada

Uma trabalhadora humanitária australiana que foi sequestrada no Afeganistão há quatro meses foi libertada, informou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop.

Australiana sequestrada no Afeganistão há quatro meses foi libertada
Notícias ao Minuto

06:39 - 29/08/16 por Lusa

Mundo Anúncio

Katherine Jane Wilson, de cerca de 60 anos, foi levada na cidade de Jalalabad, perto da fronteira com o Paquistão, no final de abril.

Wilson visitava a cidade no âmbito de um projeto ligado a bordados realizados por mulheres, quando homens armados a sequestraram, disse na altura à AFP Ataullah Khogyani, porta-voz do governador da província de Nangarhar.

Segundo Khogyani, Wilson foi levada de madrugada da casa onde estava alojada por "homens armados não identificados" disfarçados de polícias.

"Confirmo que Kerry [nome por que era conhecida] Jane Wilson, que foi sequestrada no Afeganistão em abril deste ano, foi libertada, encontrando-se agora segura e bem", disse Bishop num comunicado.

A ministra, que tinha anteriormente garantido que a Austrália não paga resgates, manifestou alívio, mas não avançou informação sobre como Wilson foi libertada.

"Agradeço profundamente o trabalho das autoridades no Afeganistão, cujo apoio e assistência facilitaram a sua libertação, bem como o pessoal do consulado australiano que continua a disponibilizar assistência a Wilson e à sua família", disse Bishop.

A governante acrescentou, no entanto, que "para proteger aqueles que continuam cativos ou enfrentam o risco de sequestro no Afeganistão e noutros lugares, o Governo não vai comentar sobre as circunstâncias da libertação de Kerry Jane".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório