Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Seul e Washington vão seguir programa de submarinos norte-coreano mais de perto

A Coreia do Sul e os EUA acordaram partilhar informação para um acompanhamento mais exaustivo do programa de submarinos da Coreia do Norte, depois do lançamento, com êxito, esta semana, de um míssil balístico a partir de um submergível.

Seul e Washington vão seguir programa de submarinos norte-coreano mais de perto
Notícias ao Minuto

06:17 - 28/08/16 por Lusa

Mundo Lançamento

Os dois aliados estudam já mecanismos para analisar e partilhar dados sobre o ambiente subaquático nas águas da península coreana, segundo explicou fonte do Ministério da Defesa sul-coreano à agência de notícias Yonhap.

As águas em território sul-coreano estariam incluídas nesse âmbito, em que o objetivo passa por analisar com especial atenção tudo o que sucede nas proximidades de Sinpo, província norte-coreana de Hamyong do Sur (nordeste), onde o regime de Kim Jong-un tem a sua maior base de submarinos e desenvolve o seu programa de mísseis SLBM.

"Os dados compreendem, por exemplo, as caraterísticas topográficas, a temperatura da água, a profundidade ou as correntes. Uma análise detalhada de todas essas informações ajudará a detetar as atividades submarinas" da Coreia do Norte, disse a mesma fonte.

O interesse de Seul e de Washington relativamente ao programa de submarinos da Coreia do Norte cresceu nos últimos meses com os diversos lançamentos de mísseis balísticos a partir de submarinos (SLBM) que Pyongyang levou a cabo desde dezembro.

Esta semana um submarino norte-coreano realizou o lançamento de um míssil mais bem-sucedido até à data.

O projétil, lançado a partir das imediações de Sinpo, percorreu aproximadamente 500 quilómetros e caiu em águas que correspondem à zona de identificação área do Japão.

Os avanços na tecnologia SLBM por parte da Coreia do Norte têm gerado alarme, já que o seu total desenvolvimento tornaria muito mais difícil detetar os seus lançamentos e aumentaria o alcance do arsenal de mísseis do Exército Popular norte-coreano, atendendo à natureza móvel dos submarinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório