Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Incêndio num armazém em Moscovo faz pelo menos 16 mortos

Pelo menos 16 pessoas, a maioria trabalhadores oriundos do Quirguistão, morreram na sequência de um incêndio ocorrido hoje de manhã num armazém na zona industrial da capital russa, Moscovo, informaram as autoridades russas.

Incêndio num armazém em Moscovo faz pelo menos 16 mortos
Notícias ao Minuto

15:35 - 27/08/16 por Lusa

Mundo Rússia

As equipas de socorro chegaram ao local, na zona norte de Moscovo, às primeiras horas da manhã para tentar controlar as chamas e encontraram os corpos de 16 vítimas, relatou a agência de notícias estatal TASS, citando o Ministério russo para situações de emergência.

O fogo, que destruiu o edifício de quatro andares propriedade de uma empresa de impressões, foi dado como extinto algumas horas depois, por volta das 08:00 hora de Lisboa.

Durante o combate ao incêndio, os bombeiros descobriram "uma sala isolada pelo fogo", indicou a TASS, acrescentando que após o derrube de uma parede os bombeiros descobriram as 16 vítimas mortais.

Ilia Denisov, um responsável do Ministério para situações de emergência, explicou que as vítimas eram trabalhadores imigrantes oriundos do Quirguistão.

Segundo o representante, o incêndio terá sido provocado por uma lâmpada fundida numa sala que tinha uma grande quantidade de materiais inflamáveis e de artigos de papel.

"O fogo propagou-se a partir do primeiro andar, pelo elevador, até à sala onde estavam as pessoas que morreram", precisou o responsável, citado pela agência russa Interfax.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão confirmou entretanto que 14 dos 16 trabalhadores mortos no incêndio eram cidadãos daquele país.

Um representante da comunidade quirguistanesa em Moscovo, Toursounbaï Kourbatbekov, especificou à agência TASS que uma adolescente de 16 anos consta entre as vítimas mortais.

O presidente da câmara de Moscovo, Sergueï Sobianine, escreveu na rede social Twitter que os feridos no incêndio foram transportados para o hospital.

Um inquérito foi aberto para determinar se o incêndio teve origem criminal ou se foi provocado por negligência.

Todos os anos, muitas pessoas morrem em incêndios na Rússia, país que mantém muitas infraestruturas da era soviética sem qualquer manutenção e que tem medidas de segurança muito permissivas.

Em dezembro de 2015, um incêndio num hospital psiquiátrico fez 23 mortos e 24 feridos na região sudoeste do país. Dois anos antes, um incêndio em outro hospital tinha feito 37 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório