Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça francesa suspende proibição de burkinis

Decisão tomada pelo Conselho de Estado francês pode vir a aplicar-se aos restantes municípios.

Justiça francesa suspende proibição de burkinis
Notícias ao Minuto

14:22 - 26/08/16 por Goreti Pera com Lusa

Mundo Praias

A proibição de burkinis foi suspensa na cidade de Villeneuve-sur-Loubet  pelo Conselho de Estado daquele país.

Segundo o The Telegraph, o mais alto tribunal administrativo de França considerou que a proibição "constitui uma infração grave e manifestamente ilegal das liberdades fundamentais".

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um "risco comprovado" para a ordem pública.

Na decisão anunciada esta sexta-feira, no seguimento de uma ação interposta por um grupo que defende os direitos humanos, que argumentava que a proibição no resort Riviera de Villeneuve-sur-Loubet violava as liberdades pessoais.

Segundo o advogado Patrice Spinosi, da Liga dos Direitos Humanos, a decisão de suspensão poderá aplicar-se às restantes 29 cidades que proibiram o uso de burkini.

Os textos, que não mencionam o termo burquíni, exigem o uso nas praias de trajes respeitadores "dos bons costumes e da laicidade", mas o alvo são mesmo os fatos-de-banho islâmicos que cobrem o corpo da mulher, deixando visíveis as mãos, os pés e a cara.

Na quarta-feira à noite, o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, candidato às primárias da direita para as presidenciais de 2017, classificou o burquíni como "uma provocação", propondo que sejam igualmente proibidos os símbolos religiosos nas empresas, instituições públicas e universidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório