Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro turco nega que incursão na Síria vise os curdos

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou hoje que as alegações de media ocidentais de que a incursão da Turquia na Síria visa os curdos e não os jihadistas são uma "mentira descarada".

Primeiro-ministro turco nega que incursão na Síria vise os curdos
Notícias ao Minuto

13:30 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Militares

"Ou não sabem nada do mundo ou o trabalho deles é difundir uma mentira descarada", respondeu o primeiro-ministro a um pedido de comentário às alegações de que a incursão militar não visa os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, mas os curdos.

Yildirim foi questionado acerca de um artigo publicado na revista alemã Der Spiegel com o título "Operação da Turquia na Síria -- O Estado Islâmico é um pretexto, o alvo são os curdos".

"A missão dos nossos soldados é garantir a segurança da nossa fronteira e a vida e os bens dos nossos cidadãos. As notícias para além disso são simplesmente mentira", disse o primeiro-ministro.

A Turquia assumiu anteriormente que no âmbito da operação em curso também visará o Partido da União Democrática Curda (PYD) e as suas Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), que acusa de procurarem estabelecer uma região autónoma no norte da Síria.

A Turquia considera as suas organizações grupos terroristas que não representam nem os interesses do povo curdo nem os do povo sírio.

As YPG são aliadas dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico, o que é criticado pela Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório