Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Primeira coluna do Crescente Vermelho entra na cidade rebelde de Daraya

Uma primeira coluna de viaturas do Crescente Vermelho entrou hoje na localidade de Daraya, no seguimento de um acordo alcançado pelo regime sírio para a evacuação daquele bastião rebelde, ocupado desde há quatro anos.

Primeira coluna do Crescente Vermelho entra na cidade rebelde de Daraya
Notícias ao Minuto

11:23 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Síria

A agência oficial síria Sana noticiou na quinta-feira que o acordo previa a retirada de milhares de rebeldes e civis de Daraya, cidade rebelde próxima de Damasco sitiada desde 2012.

"Segundo o acordo, 700 homens munidos das suas armas individuais vão sair de Daraya para irem para a cidade de Idleb, no noroeste do país, enquanto 4.000 homens, mulheres e respetivas famílias serão encaminhados para centros de acolhimento", precisou a agência.

A agência France Presse noticiou hoje a entrada dos primeiros veículos do Crescente Vermelho, mas acrescentou que "ainda não está claro quando começará a evacuação, provavelmente após as orações de sexta-feira [hoje]".

No momento da evacuação, os rebeldes deverão entregar o seu armamento pesado, médio e ligeiro ao exército sírio.

O destino dos rebeldes, a localidade de Idleb, está sob domínio do Exército da Conquista, uma aliança de rebeldes, e da Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nosra, que cortou a sua ligação à Al-Qaeda).

Os 700 rebeldes que vão ser retirados de Daraya pertencem a dois grupos islamitas locais: Ajnad Al-Sham e Mártires do Islão.

Bastião rebelde muito emblemático, Daraya foi uma das primeiras cidades a revoltar-se contra o regime em 2012, e também uma das primeiras a serem cercadas.

A 01 de junho deste ano, uma coluna de ajuda humanitária entrou na cidade pela primeira vez, mas sem alimentos, para grande desespero da população esfomeada.

O Governo de Damasco sempre se recusou a deixar entrar ajuda em Daraya, embora tendo-o autorizado em várias outras localidades.

O regime tenta há quatro anos retomar o controlo da cidade, muito próxima da base aérea de Mazzé, sede dos serviços de informações da força aérea e da respetiva prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório