Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

JK Rowling responde com ironia a Sarkozy sobre polémica do burkini

Autora de Harry Potter costuma ser voz ativa no Twitter.

JK Rowling responde com ironia a Sarkozy sobre polémica do burkini
Notícias ao Minuto

10:27 - 26/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Twitter

A França tem estado no centro de uma polémica envolvendo as roupas que algumas muçulmanas podem ou não vestir na praia.

Defendendo que se quer suprimir uma peça de roupa que simboliza opressão sobre as mulheres, as autoridades proibiram o uso do burkini, à imagem do que já haviam feito há alguns anos com o niqab.

A história de uma mulher muçulmana a ser forçada a despir o burkini numa praia em Nice pela polícia correu mundo e as reações foram diversas.

Nicolas Sarkozy, antigo presidente de França, comentou o caso considerando que o uso do burkini era uma provocação. No Twitter, J.K. Rowling, criadora da saga Harry Potter e voz habitualmente ativa na plataforma, não deixou o antigo governante francês, que entretanto anunciou que vai recandidatar-se nas próximas presidenciais, sem resposta.

“Então o Sarkozy considera o burkini uma ‘provocação’. Quer as mulheres cubram ou destapem o corpo, parece que estamos sempre a pedi-las”, ironizou.

A frase de Rowling pretende realçar que as consequências parecem ser sempre culpa das mulheres. O argumento do “estar a pedi-las” já foi usado para culpar mulheres por usarem pouca roupa quando foram violadas.

E servirá agora também para considerar que o uso de burkini (um fato-de-banho que cobre mais partes do corpo e que por isso é aceite nos meios islâmicos mais conservadores) é uma provocação feminina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório