Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Obama vai criar maior reserva natural marinha do mundo

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai viajar para o Havai, onde nasceu, na próxima quarta-feira, para anunciar a criação da maior reserva natural marinha do mundo, revelou a Casa Branca.

Obama vai criar maior reserva natural marinha do mundo
Notícias ao Minuto

07:26 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Obama, que fez do ambiente uma das prioridades dos seus dois mandatos, vai anunciar uma massiva expansão da reserva marinha de Papahanaumokuakea, que apresenta vestígios arqueológicos de antigas colonizações e recifes de coral.

A superfície da área protegida -- que é já maior do que a Grécia ou a Coreia do Norte -- vai quase quadruplicar para 1,51 milhões de quilómetros quadrados, segundo a Casa Branca.

Ou seja, vai ter um tamanho quase duas vezes superior à de França.

O Presidente dos Estados Unidos também vai visitar o atol de Midway, que fica no interior da área protegida, para marcar a decisão.

Segundo a Casa Branca, Obama vai proferir aí um discurso enfatizando a ideia de que as mudanças climáticas "tornam mais importante do que nunca a proteção de terras e águas federais".

Papahanaumokuakea, Património Mundial da Humanidade desde 2010, alberga mais de 7.000 espécies marinhas, incluindo o coral negro que pode viver mais de 4.500 anos.

A zona protegida em causa é considerada uma reserva federal pelo que atividades de pesca são proibidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório