Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Já são cinco os menores detidos por morte de adolescente no Japão

A polícia japonesa anunciou hoje a detenção de mais quatro menores por suspeita de envolvimento na morte por afogamento de um adolescente de 16 anos, cujo corpo foi encontrado parcialmente enterrado no leito de um rio a norte de Tóquio.

Já são cinco os menores detidos por morte de adolescente no Japão
Notícias ao Minuto

08:15 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Afogamento

Na quinta-feira, as autoridades tinham detido um outro adolescente, enquanto hoje procederam à detenção de outros quatro menores que alegadamente participaram num incidente que se revelou fatal.

O corpo de Tsubasa Inoue foi encontrado sem roupa e parcialmente enterrado no leito do rio Toki, na cidade de Higashimatsuyama, prefeitura de Saitama, na manhã de terça-feira por um vizinho que passeava pela zona.

O caudal do rio ficou alterado na segunda-feira, na sequência das fortes chuvas deixadas pelo tufão Mindulle à sua passagem pelo arquipélago japonês, o que permitiu a homem, de 72 anos, avistar o corpo.

O corpo de Tsubasa Inoue, residente da localidade vizinha de Yoshimi, não apresentava feridas externas e autópsia determinou que morreu afogado, segundo informações da polícia reproduzidas pela agência de notícias Kyodo.

A partir de imagens gravadas por uma câmara de segurança e dos testemunhos recolhidos, a polícia acredita que a vítima foi atacada pelos outros cinco menores, os quais o obrigaram a nadar nu no rio até que este se afogou e, posteriormente, tentaram esconder o cadáver, enterrando-o.

A detenção do primeiro suspeito teve lugar depois de o mesmo se ter apresentado numa esquadra e revelado que atacaram Inoue porque "mentia e ignorava chamadas e mensagens", segundo indicou a polícia, em declarações reproduzidas pela televisão pública NHK.

Três dos quatro jovens detidos hoje, com idades entre os 14 e os 17 anos, admitiram o seu envolvimento no caso, enquanto o quarto afirmou não ter participado embora tivesse estado no local do crime.

Os suspeitos não foram identificados por serem menores -- a idade de maioridade no Japão é 20 anos.

O Japão é um dos países com menor taxa de homicídios do mundo, de acordo com o mais recente relatório sobre segurança da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), publicado em 2015, e a criminalidade juvenil também diminuiu significativamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório