Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 243 mil sul-sudaneses refugiram-se no Sudão

Cerca de 243 mil sul-sudaneses refugiaram-se no Sudão, dezenas de milhares dos quais no Darfur, desde o início da guerra civil em 2013, anunciou na quinta-feira a ONU.

Cerca de 243 mil sul-sudaneses refugiram-se no Sudão
Notícias ao Minuto

06:56 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Guerra

O Sudão do Sul proclamou a independência do Sudão em 2011, mas uma guerra civil começou dois anos depois, e já provocou a morte de dezenas de milhares de civis.

Para fugir à guerra e à fome, os sul-sudaneses têm procurado refúgio nos países vizinhos, como o Sudão.

"O número de refugiados sul-sudaneses chegados ao Sudão desde dezembro de 2013 é de cerca de 243 mil", anunciou o gabinete das Nações Unidas para a coordenação dos assuntos humanitários (OCHA, na sigla em inglês).

Desde o início de 2016, cerca de 90 mil sul-sudaneses atravessaram a fronteira, dos quais mais de 50.000 foram encontrados no Darfur, na zona ocidental do Sudão, uma região devastada pela guerra iniciada em 2003.

"O fluxo de refugiados no leste do Darfur tem sido constante, com novas chegadas todos os dias", precisou o gavinte da ONU, acrescentado que "não foi observado qualquer pico de chegadas ao Sudão desde que eclodiu a violência em Juba, a 08 de julho".

O Sudão do Sul mergulhou na violência, com confrontos com armas pesadas na capital Juba entre 08 e 11 de julho, entre as forças leais a Salva Kiir e os homens de Riek Machar, que provocaram centenas de mortos.

O Sudão do Sul é um dos países mais pobres do mundo e já tinha dos piores indicadores relacionados com o desenvolvimento, a saúde e a educação, antes de eclodir a guerra civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório