Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Obama promete que EUA serão parceiros para "promover a paz"

O Presidente Barack Obama assegurou hoje que os Estados Unidos serão um "parceiro" da Colômbia para "promover a paz" naquele país, numa reação ao acordo histórico alcançado entre o governo de Bogotá e a guerrilha das FARC.

Obama promete que EUA serão parceiros para "promover a paz"
Notícias ao Minuto

17:51 - 25/08/16 por Lusa

Mundo Presidentes

Para Obama, o acordo de paz anunciado na quarta-feira mostrou "uma vez mais que um compromisso sustentado com a diplomacia e a reconciliação pode superar até mesmo os conflitos mais complexos".

O Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram na quarta-feira em Havana um acordo de paz sem precedentes, depois de quatro anos de duras negociações em Cuba, para acabar com 52 anos de guerra civil, o mais antigo conflito da América Latina.

Mas, mesmo marcando "o fim de uma era de guerra", o chefe de Estado norte-americano reconheceu, num comunicado divulgado pela Casa Branca, que "o trabalho para alcançar uma paz justa e duradoura está só agora a começar".

"Assim como os Estados Unidos foram um parceiro da Colômbia num tempo de guerra, serão um parceiro da Colômbia para promover a paz", assegurou.

A mesma nota informativa indicou que Barack Obama felicitou na quarta-feira, por telefone, o seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, "pela valente liderança durante quatro anos de difíceis negociações".

Segundo Obama, o acordo anunciado em Havana "é uma homenagem ao trabalho árduo e à cooperação de inúmeros líderes colombianos e cidadãos", tendo agradecido ainda ao governo de Cuba, por ter acolhido as conversações, à Noruega, outro país mediador, e ao enviado especial dos EUA para o processo de paz, Bernie Aronson.

O Presidente norte-americano, que realizou uma visita ao território colombiano há quatro anos, recordou também que os Estados Unidos anunciaram este ano um plano denominado Paz Colômbia que incide, entre outros aspetos, no reforço da área de segurança e na reintegração de antigos combatentes na sociedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório