Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Hamas não apresenta candidatos em seu nome a municipais palestinianas

O grupo radical Hamas anunciou hoje que não apresentará candidatos em seu nome às eleições municipais palestinianas de 08 de outubro, enquanto o seu rival Fatah registou candidatos na faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico.

Hamas não apresenta candidatos em seu nome a municipais palestinianas
Notícias ao Minuto

16:15 - 25/08/16 por Lusa

Mundo Grupo

"O Hamas não participará nas eleições sob o nome de Hamas ou com candidatos conhecidos por serem do Hamas", disse Fawzy Barhoum, porta-voz do movimento em Gaza, à agência France Presse.

Em vez disso "apresentará listas de académicos, de profissionais, de especialistas, de pessoas reconhecidas pelo seu papel na administração ou nas relações internacionais", adiantou.

O movimento islamita é considerado como terrorista por Israel, bem como pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Fayez Abu Eita, porta-voz da secular Fatah (do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas), afirmou por seu turno ter "apresentado listas de candidatos para todos os municípios da faixa de Gaza".

Fatah e Hamas não disputam eleições desde as legislativas de 2006, ganhas pelo Hamas que, privado da vitória eleitoral, tomou o poder pela força em 2007 expulsando a Fatah.

Cada um dos movimentos controla uma parte dos territórios palestinianos, a Fatah a Cisjordânia e o Hamas a faixa de Gaza.

As últimas eleições municipais, em 2012, foram boicotadas pelo movimento islamita.

Este ano, os dois partidos comprometeram-se a respeitar os resultados, disse a comissão eleitoral.

Segundo analistas, o escrutínio é visto pelos dois lados como um teste, que poderá conduzir a eleições legislativas e presidenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório