Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia disposta a abordar com EUA relatório sobre uso de armas químicas

A Rússia está disposta a abordar com os Estados Unidos o uso de armas químicas no conflito sírio, mas primeiro quer estudar o relatório da ONU, afirmou hoje o embaixador russo junto das Nações Unidas.

Rússia disposta a abordar com EUA relatório sobre uso de armas químicas
Notícias ao Minuto

15:46 - 25/08/16 por Lusa

Mundo Síria

"Temos um interesse comum de desencorajar este tipo de coisas, mesmo no meio de uma guerra", disse Vitali Churkin à imprensa em Nova Iorque.

A agência France-Presse noticiou na quarta-feira ter consultado um relatório da ONU segundo o qual as forças governamentais sírias realizaram pelo menos dois ataques químicos na Síria e que o grupo extremista Estado Islâmico usou gás mostarda como arma.

Segundo a AFP, os investigadores conseguiram identificar os autores dos três ataques químicos perpetrados em 2014 e 2015, mas não conseguiram chegar a conclusões sobre outros seis ataques feitos durante o ano passado.

No total, os investigadores examinaram nove casos de ataques químicos, a maioria atribuído, pelos países ocidentais, às forças governamentais sírias.

Com base nas conclusões do documento, o Conselho de Segurança da ONU pode decidir impor sanções à Síria ou pedir ao Tribunal Penal Internacional para tratar do assunto como crimes de guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório