Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Quatro garimpeiros mortos em mina de ouro ilegal no norte de Moçambique

As autoridades de Cabo Delgado, norte de Moçambique, resgataram quatro corpos de garimpeiros soterrados numa mina de ouro ilegal, disse hoje à Lusa fonte oficial, afastando notícias iniciais dando conta de um total de 25 pessoas presas nos túneis.

Quatro garimpeiros mortos em mina de ouro ilegal no norte de Moçambique
Notícias ao Minuto

15:51 - 25/08/16 por Lusa

Mundo Autoridades

A equipa destacada para os trabalhos de resgate numa mina ilegal de extração de ouro em Miaja, no distrito de Ancuabe, a cerca de 30 quilómetros da capital provincial, Pemba, concluiu não haver mais corpos nos túneis, disse à Lusa Ramiro Nguiraze, diretor dos Recursos Minerais e Energia de Cabo Delgado

"Num trabalho apurado no local concluímos que temos quatro garimpeiros moçambicanos resgatados sem vida e não há desaparecidos", precisou Ramiro Nguiraze, adiantando que uma nova equipa será enviada para o local, frequentado por centenas de garimpeiros, moçambicanos e estrangeiros, para determinar as causas do incidente.

"Há muitas informações contraditórias sobre as causas do incidente, e uma equipe será enviada ainda ao local com o mandato de uniformizar a informação", afirmou o diretor provincial, que prevê ter dados precisos na próxima semana.

O incidente ocorreu quando se verificou um deslizamento de terras, soterrando os túneis onde vários garimpeiros exploravam, numa zona de ocorrência deste recurso e próximo da região onde a empresa australiana Syrah Resources opera uma mina de grafite.

O governo de Cabo Delgado despachou no domingo para o local da incidente uma equipa da Polícia da República de Moçambique (PRM), dos Recursos Minerais e Energia, Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural.

É a primeira vez que ocorrem mortes por desabamento de terras nesta mina de Ancuabe, que é disputada por mais de um milhar de garimpeiros, entre moçambicanos, tanzanianos, nigerianos e cidadãos de outras nacionalidades, na maioria em situação ilegal no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório