Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Governo venezuelano encomenda filme e série sobre a vida de Hugo Chávez

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro, anunciou, quarta-feira, que vai formar uma equipa de cineastas, escritores, historiadores e guionistas para fazer um filme e uma série sobre a vida do ex-líder do país Hugo Chávez.

Governo venezuelano encomenda filme e série sobre a vida de Hugo Chávez
Notícias ao Minuto

06:51 - 25/08/16 por Lusa

Mundo Venezuela

"Decidimos fazer um filme e uma série sobre a vida do comandante Hugo Chávez, a partir da sua Venezuela original, da sua terra, do seu espírito original", disse.

O anúncio aconteceu durante o lançamento do livro biográfico com o título "Hugo Chávez e o destino do povo", no Teatro Teresa Carreño, em Caracas.

Nicolás Maduro sublinhou que há uma empresa norte-americana a realizar um projeto cinematográfico sobre a vida e obra do "comandante", com o objetivo de o "desfigurar".

"Não virá nenhuma (empresa) transnacional desfigurar o nosso comandante (...) São uns abusadores, porque sabem o impacto que tem Chávez no século XXI, mas temos o nosso Chávez original, na sua Venezuela", frisou.

O Presidente venezuelano explicou ainda que o projeto será apoiado pelo Instituto do Pensamento Político de Hugo Chávez e que as histórias nele contidas vão ser delineadas com base em livros, investigações históricas, entre elas uma entrevista feita pelo escritor Ignacio Ramonet, declarações de pessoas que conheceram de perto o líder socialista e membros do Governo venezuelano.

"Está à flor da pele cada lembrança, sorriso, lágrimas, luta. E o mais importante, o seu povo conhece e reconhece quem é o Chávez verdadeiro", disse.

Mais conhecido como Hugo Chávez, Hugo Rafael Chávez Frías, nasceu na localidade venezuelana de Sabaneta, Barinas, a 28 de julho de 1954 e faleceu em Caracas a 05 de março de 2013.

Político e militar, presidiu a Venezuela entre 02 de fevereiro de 1999 e o dia da sua morte. Socialista, ficou conhecido pelas suas posições anti-Estados Unidos e por travar amizade com figuras controversas como Fidel Castro, Mahumd Ahmadinejad ou Mouammar Kadhafi.

Foi líder do Movimento Quinta República, desde a sua fundação, em 1997, até 2007, quando se fundiu com outros partidos dando origem ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual foi presidente.

A 08 de dezembro de 2012, antes de ser submetido em Cuba a mais uma intervenção cirúrgica para travar um cancro na zona pélvica, Hugo Chávez confirmou Nicolás Maduro como o seu sucessor político.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório