Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Síria condena incursão da Turquia como violação flagrante da soberania

O regime sírio condenou hoje a incursão turca na zona fronteiriça de Jarablos, controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, como uma "violação flagrante" da sua soberania.

Síria condena incursão da Turquia como violação flagrante da soberania
Notícias ao Minuto

13:10 - 24/08/16 por Lusa

Mundo Regime

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio afirmou que "condena o cruzamento da fronteira turco-síria por tanques e veículos blindados turcos em direção à cidade de Jarablos com cobertura aérea da coligação liderada pelos Estados Unidos e considera-o uma violação flagrante da soberania síria".

"A luta antiterrorista de qualquer parte em território sírio tem de ser coordenada com o governo sírio e o exército sírio", disse uma fonte daquele Ministério à agência oficial SANA.

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional, lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e tropas especiais para expulsar o Estado Islâmico de Jarablos.

Uma dezena de tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo EI na zona, segundo um repórter fotográfico da agência France-Presse (AFP).

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o objetivo da ofensiva é "pôr fim" aos problemas na fronteira turca e visa o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e milícias curdas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório