Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

China reorganiza Forças Terrestres para melhorar capacidade de combate

A China vai reorganizar os seus 1,55 milhões de efetivos nas Forças Terrestres do Exército de Libertação Popular (ELP) com o objetivo de aliviar a estrutura militar e melhorar a capacidade de combate em guerras modernas.

China reorganiza Forças Terrestres para melhorar capacidade de combate
Notícias ao Minuto

08:58 - 24/08/16 por Lusa

Mundo Exército

Segundo avança hoje o jornal de Hong Kong South China Morning Post (SCMP), o ELP, que conta com as maiores Forças Terrestres do mundo, irá transformar as suas 18 divisões atuais em "25 ou 30".

O plano deve incluir o despedimento de dezenas de milhares de efetivos, pelo que deverá encarar resistência dentro do ELP, refere o SCMP, que cita fontes próximas das Forças Armadas chinesas.

Trata-se de mais um passo na reforma do Exército, anunciada no ano passado pelo Presidente chinês, Xi Jinping, e que inclui a redução de 300.000 efetivos, entre outras medidas.

Xi, que chefia também a Comissão Militar Central (CMC), o braço político do ELP, quer que a reforma esteja completa em 2020.

Desta forma, o Executivo chinês espera eliminar, paulatinamente, a estrutura soviética do ELP, tornando-a mais ligeira, rápida e funcional, enquanto moderniza as forças navais e combate a endémica corrupção dentro do Exército.

Considerada intocável até há pouco tempo, desde que Xi ascendeu ao poder, em 2013, dois ex vice-presidentes da CMC foram já investigados por corrupção: Guo Boxiong, que foi sentenciado com prisão perpétua, em julho passado, e Xu Caihou, que faleceu devido a um cancro, no ano passado, antes de ser julgado.

A reforma ocorre numa altura em que a China se revela mais assertiva no Mar do Sul da China, onde mantém disputas territoriais com vários países vizinhos, e aumenta a influência militar em África e no Médio Oriente, após décadas em que adotou uma política de "não interferência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório