Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Itália: O chão tremeu de madrugada e "é pior do que se pensava"

Um primeiro balanço apontava para três mortos, um segundo balanço para 10, mas o número de vítimas mortais continua a subir. Ao final da manhã situa-se nos 38.

Notícias ao Minuto

07:50 - 24/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Sismo

Há já pelo menos 38 mortos a registar no sismo de 6.2 na escala de Richter que, de madrugada, se fez sentir no centro de Itália.

Os números oficiais conhecidos ao final da manhã podem no entanto ainda vir a subir perante os relatos de pessoas de debaixo de escombros, ainda por socorrer.

O sismo ocorreu às 03h36 (menos uma hora em Portugal Continental), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, na região da Umbria, e teve o seu epicentro a dez quilómetros de profundidade. O sismo foi seguido de diversas réplicas de 5.5 e 4.6 e 4.3, que se sentiram inclusive durante alguns segundos na capital, Roma.

Localidades como Accumoli, Amatrice, Posta e Arquata del Tronto foram as mais afetadas.

Embora nenhuma cidade de grandes dimensões tenha sido fortemente afetada, estas pequenas vilas e cidades sofreram nesta última madrugada.

“À luz do dia a situação é pior do que se pensava”, afirmou na antena da televisão italiana o autarca de Accumoli, Stefano Petrucci. Já o autarca de Amatrice, Sergio Pirozzi, revelou que "metade da localidade já não existe" e "há pessoas debaixo dos escombros".

Nas redes sociais são bem visíveis os danos provocados, com o desmoronamento de diversos edifícios.

Esta manhã a proteção civil italiana não tem mãos a medir. Além de mortos há feridos e pessoas por resgatar. A luz do dia facilita o trabalho mas deixa também a descoberto as marcas do terramoto que acordou o centro de Itália a meio da noite.

Este terramoto ocorreu perto de Aquila, onde em 2009 um outro sismo, de magnitude 6.3 na escala de Richter matou mais de 300 pessoas e devastou a região de Abruzos.

[Notícia atualizada às 11h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório