Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Metade" de cidade italiana desapareceu, diz autarca

O presidente da câmara de Amatrice, na província de Rieti, na região de Lácio, afirmou que "metade da cidade desapareceu" na sequência do sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter que sacudiu, esta madrugada, o centro de Itália.

"Metade" de cidade italiana desapareceu, diz autarca
Notícias ao Minuto

07:01 - 24/08/16 por Lusa

Mundo Amatrice

"Metade da localidade já não existe" e "há pessoas debaixo dos escombros", afirmou o autarca de Amatrice, Sergio Pirozzi, em declarações aos 'media'.

Sergio Pirozzi confirmou a existência de significativos desmoronamentos em vários edifícios e pontes que complicam o acesso ao local por parte das autoridades.

"Temos espaço para que venham helicópteros de socorro, mas a prioridade é desimpedir as ruas", afirmou, assinalando que "é difícil" agir, dado que estão "a trabalhar sem luz".

Por seu lado, o coordenador da Cruz Vermelha em Amatrice, Giussepe Pignoli, confirmou a queda de uma ponte na entrada da localidade, o que dificulta o acesso à zona.

"Ativámos o dispositivo de socorro da Cruz Vermelha. Há muitos danos, esperamos que não haja vítimas", disse.

A Proteção Civil também avançou que ocorreram colapsos parciais em outras três províncias da região de Marcas: Ascoli Piceno, Fermo e Macerata.

O terramoto, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, na região da Umbria, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

O sismo foi seguido de diversas réplicas de 5,5 e 4,6 e 4,3, perto de Amatrice e de Norcia, e a principal, de 6, sentiu-se em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório