Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu por ter inalado fungos da gaita de foles

Músico morreu em 2014 mas as conclusões da sua morte só chegaram agora.

Morreu por ter inalado fungos da gaita de foles
Notícias ao Minuto

20:41 - 23/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Ser músico pode ser uma profissão de risco se não se limparem os instrumentos musicais. Pelo menos foi para o homem de 61 anos que morreu depois de ter inalado fungos que cresceram na sua gaita de foles.

A história contada pelo El Mundo refere que o britânico morreu provavelmente por ter tido contacto com fungos que cresceram no instrumento musical durante anos.

O homem tocava gaita de foles todos os dias e já sofria de tosse seca e falta de ar, refere um estudo publicado numa revista médica, a Thorax. No entanto, o homem acabaria por melhor quando este estava três semanas sem tocar.

As análises feitas à gaita de foles mostraram a presença de vários tipos de fungos em várias partes do instrumento. Apesar do tratamento, o homem morreu em outubro de 2014, vítima de uma lesão grave nos pulmões. As conclusão da sua morte são um aviso a todos aqueles que tocam instrumentos de sopro: é preciso limpá-los regularmente, adverte o Centro Nacional de gaita de foles de Glasgow. De preferência, a cada utilização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório