Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Novo vice-presidente do MPLA surpreendido pela sua escolha para o cargo

O novo vice-presidente do MPLA, João Lourenço, declarou-se hoje "um bocado surpreendido" pela sua escolha para o cargo de segundo homem do partido, liderado por José Eduardo dos Santos.

Novo vice-presidente do MPLA surpreendido pela sua escolha para o cargo
Notícias ao Minuto

17:52 - 23/08/16 por Lusa

Mundo João Lourenço

Em declarações à imprensa, no final da primeira curta reunião do novo Bureau Político eleito hoje pelo Comité Central do MPLA, depois do VII congresso ordinário, realizado na semana passada, João Lourenço apontou as eleições gerais como o "grande novo desafio" a enfrentar nos próximos tempos.

Segundo João Loureço, que ocupa a pasta da Defesa no Executivo angolano, e foi já secretário-geral do MPLA, não existe atualmente desafio maior que a preparação das eleições gerais, agendadas para agosto de 2017.

Ainda sobre a sua eleição, João Lourenço disse que tinha ouvido falar da sua escolha, mas pensou ser uma especulação.

"Esta manhã alguém me entrevistou e eu dizia, não, é especulação. O jornalista dizia, ai é, é especulação, então vamos esperar algumas horas. Portanto ele sabia mais do que eu", referiu.

Relativamente aos apelos do líder sobre a disciplina e rigor no partido para a execução dos programas do MPLA, João Lourenço disse corroborar a posição do presidente, segundo a qual um dos pontos fracos é a falta de materialização das ideias "por carência de disciplina, de organização".

"E é por aí onde a gente tem que atacar, temos que imprimir a necessidade de haver maior rigor, maior disciplina em todo o trabalho que realizamos. Portanto, brincadeira é brincadeira, trabalho é trabalho, e temos que levar o trabalho a sério", frisou.

José Eduardo dos Santos, como nas suas intervenções durante o congresso, voltou hoje a exortar aos militantes do partido o "reforço da disciplina e ao maior empenho de todos na execução das tarefas que lhes são atribuídas", porque a missão que têm pela frente "é árdua".

O novo vice-presidente do MPLA, questionado pela agência Lusa, se estaria preparado para ocupar a liderança do partido, em caso de retirada do líder da vida política em 2018 como anunciou recentemente, João Lourenço preferiu não fazer comentários.

"Penso que é muito cedo para falarmos sobre esta matéria, prefiro prescindir de fazer comentários a respeito desta matéria", respondeu.

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido histórico, governa Angola desde a independência, declarada a 11 de novembro de 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório