Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Omitidos "detalhes significativos" sobre veículos da Renault

O relatório de uma comissão de inquérito francesa, constituída na sequência do escândalo conhecido como 'Dieselgate', "omitiu detalhes significativos" sobre os veículos do construtor francês Renault, noticia hoje o diário britânico Financial Times.

Omitidos "detalhes significativos" sobre veículos da Renault
Notícias ao Minuto

16:57 - 23/08/16 por Lusa

Auto Poluição

Segundo a agência AFP, três membros dessa comissão independente, criada no final de 2015 pelo Governo francês após a polémica com a manipulação de emissões dos veículos do construtor alemão Volkswagen, afirmaram ao jornal que o relatório final redigido pelo Governo e publicado em julho não incluía todos os dados apurados.

Estas fontes, não identificadas, apontam especificamente os resultados dos testes efetuados ao modelo Renault Captur, cujo sistema de despoluição do motor efetuava purgas como se o veículo tivesse detetado um teste em curso.

"Não podemos ter a certeza que o 'software' incorporado detetou um teste, mas parece que a Renault otimizou o seu filtro de óxido de azoto para este tipo de condições muito específicas", afirmou um membro da comissão ao Financial Times.

O mesmo modelo, refere a AFP, foi chamado às oficinas da Renault em novembro de 2015 devido, segundo a construtora, a um "erro de calibragem" em mais de 15.000 veículos que afetava precisamente esse sistema de despoluição.

O relatório da comissão de inquérito tinha concluído pela impossibilidade de "se pronunciar definitivamente sobre a existência ou não de 'software' falsificado nos veículos testados", lamentando que "não tivesse sido possível aceder à totalidade do 'software' incorporado".

À AFP, Charlotte Lepitre, da associação France Nature Environnement, confirmou que "faltam informações nesse relatório", constatando lacunas nos relatórios das audições dos construtores e questionando a falta de elementos provenientes da direção de combate à fraude, na sequência das diversas pesquisas feitas no início do ano.

"O que falta diz apenas respeito à Renault", sustentou, sem avançar mais detalhes, recordando que o construtor francês "faz parte dos piores alunos" nesses testes e que isso não é destacado no relatório.

Contactados pela AFP, a Renault e o Ministério dos Transportes francês não tinham, até ao inicio da tarde, prestado esclarecimentos.

O Governo francês determinou a realização de testes aos veículos de diversos fabricantes automóveis na sequência da revelação, no outono passado, que a Volkswagen tinha instalado em 11 milhões de motores a diesel um 'software' que falseava os resultados nos testes antipoluição.

Nos testes efetuados em França foram verificadas infrações por parte da Renault, mas não foi detetado nenhum 'software' fraudulento.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório