Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sudão e Sudão do Sul acordam prolongar acordo sobre petróleo

O Sudão e o Sudão do Sul acordaram hoje prolongar o acordo sobre petróleo existente entre os dois países, disseram responsáveis.

Sudão e Sudão do Sul acordam prolongar acordo sobre petróleo
Notícias ao Minuto

16:04 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Cartum

Quando se separaram em 2011 após décadas de guerra, as duas nações acordaram que o Sul pagaria uma prestação fixa pela utilização dos oleodutos e infraestruturas de exportação localizadas no Sudão, mas com a queda do preço do petróleo, Juba passou a perder dinheiro por cada barril vendido.

O acordo existente deveria expirar em outubro.

Os ministros com a tutela do petróleo nos dois países iniciaram as negociações no domingo em Cartum e concordaram em prolongar o acordo, mas ainda não decidiram sobre as contrapartidas financeiras, disse uma fonte próxima das negociações à agência France Presse.

Os governantes deverão reunir-se dentro de um mês para discutir os pormenores do acordo, adiantou.

Durante as negociações, o Sudão do Sul terá acordado aumentar a produção de petróleo, que será de 150.000 barris diários.

Na altura da independência, em 2011, o Sul produzia diariamente à volta de 350.000 barris, mas muitos campos de petróleo deixaram de funcionar depois do país entrar em guerra civil no final de 2013, com um balanço de milhares de mortos e de 2,3 milhões de pessoas obrigadas a abandonar as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório