Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Merkel quer acordos com países norte-africanos para controlar migrações

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer que a União Europeia faça acordos com os países norte-africanos semelhantes ao realizado com a Turquia para readmissão de migrantes, segundo declarações divulgadas hoje pela imprensa regional.

Merkel quer acordos com países norte-africanos para controlar migrações
Notícias ao Minuto

12:55 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Alemanha

"Vamos ter que realizar acordos semelhantes com outros países, grosso modo no norte de África, para melhor controlar as rotas migratórias no centro do Mediterrâneo", declarou a dirigente alemã ao Passauer Neue Presse e ao Ruhr Nachrichten.

"Tais acordos são também do interesse das pessoas que fogem", defendeu Merkel, sem dar mais pormenores sobre os países envolvidos.

No norte de África, a Líbia, que mergulhou no caos desde 2011, é um dos principais locais de partida de migrantes que tentam alcançar as costas europeias.

O acordo com a Turquia prevê que o país readmita os migrantes que chegam ilegalmente à Grécia. Em contrapartida, a União Europeia comprometeu-se a dar três mil milhões de euros para ajudar Ancara a melhorar o acolhimento dos refugiados e a receber um refugiado instalado na Turquia por cada um dos que reenviar.

Merkel, que foi um dos principais autores do acordo, voltou a defendê-lo, apesar das tensões existentes. A Turquia já ameaçou deixar de aplicar o acordo por a UE não liberalizar o regime de vistos para os cidadãos turcos.

A chanceler alemã lamentou, por outro lado, a lentidão dos europeus em receberem os 45.000 migrantes "presos" na fronteira entre a Grécia e a Macedónia.

Quanto à sua decisão histórica de, em setembro de 2015, deixar entrar na Alemanha dezenas de milhares de migrantes bloqueados na Hungria, Merkel considerou que foi uma escolha que "se impunha" e "era justa".

"Era nosso dever humanitário ajudá-los", afirmou, insistindo continuar convencida de que a Alemanha conseguirá integrar os 1,1 milhões de pessoas que chegaram o ano passado ao país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório