Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Governo alemão analisa reintrodução do serviço militar obrigatório

O novo conceito de defesa civil alemão, que inclui a possibilidade de reintrodução do serviço militar obrigatório em circunstância especiais, vai ser analisado na quarta-feira pelo Conselho de Ministros do governo de Berlim.

Governo alemão analisa reintrodução do serviço militar obrigatório
Notícias ao Minuto

09:19 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Defesa

De acordo com a imprensa alemã, o plano elaborado pelo Ministério do Interior sugere a reativação do serviço militar obrigatório em circunstâncias extraordinárias.

A medida refere também o "apoio às forças de combate" por parte de civis, no caso de a Alemanha, no quadro da NATO, ser obrigada a defender as fronteiras nacionais.

Nesse sentido, a iniciativa do Ministério do Interior contempla a obrigação por parte da população civil de apoio às Forças Armadas em questões de logística, que podem incluir o uso de viaturas e cedência de combustível.

O novo conceito de defesa civil inclui igualmente a colaboração obrigatória de empresas privadas na construção de infraestruturas consideradas fundamentais pelos militares, caso venha a ser necessário.

O governo alemão eliminou o serviço militar obrigatório em julho de 2011, pondo fim a uma medida que se prolongava há 55 anos, porque não considerava essencial para o Exército ou para questões relacionadas com a segurança nacional.

O governo alemão pretende atualizar o conceito de defesa civil apenas um mês depois dos ataques extremistas que se registaram no país e que provocaram mais de duas dezenas de feridos e a morte dos atacantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório