Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul confirma primeiro caso de cólera em 15 anos

As autoridades de saúde da Coreia do Sul confirmaram hoje a ocorrência de um caso de cólera, o primeiro em 15 anos da doença que mata milhares de pessoas anualmente em todo o mundo.

Coreia do Sul confirma primeiro caso de cólera em 15 anos
Notícias ao Minuto

06:38 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Carreira

Um homem de 59 anos, da cidade de Gwangju, no sudoeste do país, foi diagnosticado com cólera no hospital, informaram os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul (KCDC) em comunicado.

O paciente não viajou para o estrangeiro nos últimos meses, pelo que o contágio ocorreu dentro do país, segundo a mesma nota dos KCDC.

As autoridades de saúde da Coreia do Sul iniciaram uma investigação a fim de averiguar se o caso de cólera teve origem na ingestão de água ou de alimentos locais ou importados.

A cólera desapareceu no país na última década e meia, já que não foram registados casos desde o surto de 2001 na região de Gyeongsang, no sudeste do país, que afetou 162 pessoas.

A cólera, que se manifesta como uma infeção intestinal, é uma doença contagiosa que se transmite sobretudo pelo consumo de água ou alimentos em mau estado de conservação.

Os principais sintomas são diarreia, vómitos, febre e desidratação grave e pode ser fatal no caso de não ser tratada rapidamente.

A cólera é endémica em 50 países e anualmente há entre 1,4 e 4,3 milhões de casos em todo o mundo, dos quais aproximadamente 142 mil fatais.

Estima-se que mais de mil milhões de pessoas no mundo estejam em risco de contrair aquela doença, cuja melhor forma de prevenção passa pelo acesso a água potável e a saneamento adequado, o que não existe em muitos países em desenvolvimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório