Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Arranca julgamento de suspeitos do atentado em Banguecoque de há um ano

Um tribunal militar da Tailândia iniciou hoje o julgamento contra os dois detidos, acusados de terem colocado, há um ano, uma bomba num templo da capital do país, que fez 20 mortos e mais de uma centena de feridos.

Arranca julgamento de suspeitos do atentado em Banguecoque de há um ano
Notícias ao Minuto

06:28 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Tailândia

O atentado em Banguecoque, que teve lugar a 17 de agosto de 2015, foi o pior em anos ocorrido no país.

Os suspeitos Mohamad Bilal e Yusufu Mieraili, identificados como uigures, minoria muçulmana da região chinesa de Xinjiang, foram acusados, em novembro último, de dez crimes, incluindo conspiração, homicídio premeditado e posse de explosivos.

Ambos negaram qualquer envolvimento no atentado e denunciaram que as suas confissões iniciais, durante a fase de investigação, foram feitas sob tortura.

Os dois figuram como os únicos detidos pelo atentado que a polícia tailandesa considera ter sido uma represália de grupos de crime organizado relativamente a uma suposta campanha contra o tráfico de seres humanos.

A investigação, com irregularidades e declarações contraditórias por parte da polícia e da junta militar, alimentou uma série de especulações sobre os motivos por detrás do atentado, cuja autoria não foi reivindicada.

Uma das teorias ligava o ato terrorista à deportação para a China, semanas antes, de uma centena de uigures que esperavam poder viajar para a Turquia em busca de asilo, hipótese alimentada por o templo onde ocorreu o ataque ser muito popular entre os turistas chineses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório