Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia retira tanques das principais cidades um mês depois do golpe

Pouco mais de um mês depois da tentativa de golpe de Estado, tanques e outros veículos blindados começaram hoje a ser retirados das bases militares localizadas nas principais cidades turcas, no seguimento de uma decisão do governo de Ancara.

Turquia retira tanques das principais cidades um mês depois do golpe
Notícias ao Minuto

18:09 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Governo

Os quartéis e as bases militares localizadas nos arredores da capital da Turquia, Ancara, e da cidade de Istambul foram um dos principais focos do golpe falhado do passado dia 15 de julho.

Foram destas unidades militares que saíram os veículos blindados e os soldados que tentaram assumir o controlo de vários pontos centrais das duas principais cidades da Turquia.

As autoridades turcas decidiram que era um grande risco manter bases militares nestes dois centros urbanos e ordenaram o deslocamento dos meios militares para outras unidades.

O exército turco terá de concluir este deslocamento de meios até 11 de setembro.

A primeira coluna, composta por seis veículos blindados, saiu hoje de Istambul em direção à província vizinha de Tekirdag (noroeste), segundo constaram no local jornalistas da agência noticiosa francesa AFP.

Outra coluna com oito veículos blindados deixou a capital turca, Ancara, em direção a Cankiri, a cerca de 150 quilómetros para norte, relatou a agência turca pró governamental Anatolie.

A base militar de Akinci, nos arredores de Ancara, de onde descolaram os aviões miliares e os helicópteros que pretendiam atacar vários locais da capital, nomeadamente o Parlamento e a zona do palácio presidencial, será igualmente encerrada, segundo anunciou o primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

Cerca de 273 pessoas morreram e mais de 2.000 ficaram feridas durante a tentativa de golpe de Estado.

Na sequência destes acontecimentos, o executivo turco declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gülen, o clérigo e opositor exilado nos Estados Unidos que Ancara acusa de ter patrocinado o golpe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório