Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento da Líbia recusa moção de confiança ao governo de união

O parlamento da Líbia recusou hoje uma moção de confiança ao governo de união nacional, segundo um porta-voz desta assembleia sediada no leste do país e próxima de uma autoridade rival daquele governo.

Parlamento da Líbia recusa moção de confiança ao governo de união
Notícias ao Minuto

16:21 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Governo

"A maioria dos deputados presentes na sessão do parlamento de hoje recusaram dar a sua confiança ao governo", declarou Adam Boussakhra à agência France Presse, precisando tratar-se da "primeira vez que o quórum é atingido" nos últimos cinco meses.

Dos 101 deputados presentes (num total de 198), 61 votaram contra a moção de confiança, incluindo o presidente da assembleia Aguila Saleh, um votou a favor e 39 abstiveram-se, segundo um comunicado divulgado no 'site' do parlamento.

O parlamento, sediado em Tobruk, é reconhecido pela comunidade internacional, mas apoia um executivo rival, com base em Baida (leste).

Resultante de um acordo interlíbio patrocinado pela ONU e assinado em dezembro de 2015 em Marrocos, o governo de união nacional, sediado em Tripoli, gere os assuntos correntes, mas luta para afirmar a sua autoridade em todo o país devido à oposição daquela autoridade política rival.

Ao nível da segurança, no entanto, o governo de união conseguiu juntar forças para afastar de Sirte (450 quilómetros a leste de Tripoli) a organização 'jihadista' Estado Islâmico, com uma ofensiva iniciada a 12 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório