Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Síria: Ataques russos a partir do Irão "terminaram por agora"

O Irão anunciou hoje que os ataques russos contra jihadistas na Síria a partir de uma base iraniana "terminaram por agora".

Síria: Ataques russos a partir do Irão "terminaram por agora"
Notícias ao Minuto

15:27 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

"Foi uma missão específica, autorizada, e por agora terminou", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Bahram Ghasemi, à imprensa em Teerão.

O responsável deixou em aberto a possibilidade de futuras missões militares russas a partir da República Islâmica, afirmando que tal dependerá "da situação na região e da autorização" das autoridades iranianas.

O embaixador russo no Irão, Levan Dzhagaryan, confirmou que todos os aviões de combate russos deixaram a base de Nojeh, em Hamedan, no noroeste do Irão, mas que nada impede que voltem a utilizá-la.

"Não há razões para preocupação. Se os dirigentes dos dois países considerarem necessário e concluírem os acordos pertinentes, que problemas pode haver?", disse o embaixador à agência russa Interfax.

As declarações de hoje surgiram depois de o ministro da Defesa iraniano, Hossein Dehgan, ter feito críticas pouco habituais ao aliado russo por Moscovo ter anunciado que os seus aviões militares estavam a lançar ataques a partir da base em Hamedan.

"Naturalmente, os russos querem mostrar que são uma superpotência e um país influente, ativo em questões de segurança na região e no mundo", disse o ministro ao Canal 2 da televisão iraniana difundida no domingo.

"Houve uma certa ostentação e arrogância por detrás desse anúncio", afirmou.

O Irão e a Rússia são aliados chave do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, mas Teerão tem mantido alguma reserva acerca do seu envolvimento concreto no conflito.

A Constituição iraniana proíbe a utilização do território iraniano por exércitos estrangeiros. Sobre a utilização da base por aviões russos, Teerão afirmou que as forças russas apenas se reabasteciam de combustível em Hamedan.

A Rússia anunciou a 16 de agosto a utilização da base iraniana para ataques aéreos na Síria, até aí realizados exclusivamente a partir de bases na Síria ou na própria Rússia.

A utilização da base permite aos bombardeiros que anteriormente partiam do sul da Rússia reduzir 60% o tempo de voo até aos objetivos na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório