Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Matteo Renzi defende refundação da União Europeia após Brexit

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou hoje que a União Europeia vai precisar de se refundar, depois da vitória dos partidários da saída do Reino Unido da UE (Brexit) no referendo realizado em junho.

Matteo Renzi defende refundação da União Europeia após Brexit
Notícias ao Minuto

13:57 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Itália

fácil culpar a Europa de tudo. Mais difícil é tentar construir uma Europa diferente, que dê mais atenção aos valores e menos à alta finança", escreveu Renzi na sua página no 'Facebook', explicando por que convidou a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, para uma míni-cimeira hoje na ilha italiana de Ventotene.

"É isso que estamos a tentar fazer com toda a energia que temos", acrescentou.

As perspetivas económicas da UE, os ataques 'jihadistas', a crise de refugiados e migrantes, a guerra na Síria e as relações com a Rússia e com a Turquia estão, além do Brexit, na agenda do encontro entre os três dirigentes.

Renzi, Merkel e Hollande vão tentar chegar a uma posição comum, com vista à cimeira informal europeia de Bratislava, onde vai ser debatido o futuro da UE a 27.

O primeiro-ministro italiano admitiu que a saída do Reino Unido do bloco coloca desafios difíceis à UE.

"Confrontados com problemas, temos uma escolha: encontrar um culpado ou encontrar uma solução", escreveu.

"Estamos a trabalhar para resolver os problemas. E isso significa que queremos uma Europa pós-Brexit, que foi atingida no coração pelo terrorismo, que relance um ideal baseado na unidade e na paz, na liberdade e no sonho, no diálogo e na identidade", acrescentou.

Renzi deverá receber Hollande e Merkel em Nápoles cerca das 14:00 TMG (15:00 em Lisboa), seguindo depois para Ventotene, onde visitarão o túmulo de Altero Spinelli, considerado um dos fundadores do ideal da integração europeia.

A reunião de hoje é a segunda entre os três dirigentes desde o referendo britânico de 23 de junho. Na primeira, realizada dias depois da consulta, Renzi, Merkel e Hollande apelaram para "um novo impulso" na UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório