Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Samba marcou o ritmo: Até sempre, Rio'2016. Até já, Tóquio'2020

Envoltos em polémica e problemas técnicos, chegaram ao fim os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Notícias ao Minuto

08:03 - 22/08/16 por Carolina Rico

Mundo Rio2016

Chegaram ao fim os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a cerimónia de encerramento foi um autêntico Carnaval.

No estádio do Maracanã não faltou cor, música luz e claro, samba. O Cristo Rei, paisagens famosas do Rio, como o Pão de Açúcar, o Corcovado e os Arcos da Lapa, sem esquecer as pinturas rupestres das cavernas do Piauí e o artesanato contemporâneo de várias partes do país estiveram ainda representados nos desfiles.

Carmen Miranda, Santos Dumont e Tarsila do Amaral foram homenageados e Mariene de Castro cantou ‘Chovendo na Roseira’ no momento em que a chama olímpica foi apagada.

O prefeito Eduardo Paes passou depois o testemunho a Yuriko Koike, governadora de Tóquio, cidade que vai organizar os Jogos Olímpicos de 2020 entre 24 de julho e 9 de agosto.

Um dos pontos altos da noite foi o momento em que o primeiro-ministro japonês encarnou o personagem Super Mario e apareceu na cerimónia através de um dos canos de transporte usados no jogo Mario Bros.

A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze nos -57 kg, foi a porta-estandarte de Portugal e carregou a bandeira lusa no fecho daqueles que foram os primeiros Jogos realizados na América do Sul.

Depois de envoltos em grande polémica, não houve problemas de maior a assinalar no decorrer dos Jogos. O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que os brasileiros têm motivos para estar orgulhosos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório