Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Renzi, Hollande e Merkel debatem futuro da União Europeia

O primeiro-ministro italiano, o presidente francês e a chanceler alemã reúnem-se hoje, em Itália, para discutirem os problemas do terrorismo e da imigração e preparar as próximas etapas chave para o futuro da União Europeia (UE).

Renzi, Hollande e Merkel debatem futuro da União Europeia
Notícias ao Minuto

06:09 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Reunião

A reunião realiza-se na ilha italiana de Ventotene, depois de uma outra que juntou Matteo Renzi, François Hollande e Angela Merkel em junho em Berlim, após o referendo que decretou a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

O encontro visa preparar a cimeira dos líderes europeus de 16 de setembro, em Bratislava, capital da Eslováquia.

O cenário será uma ilha de valor simbólico para a Europa, já que ali se firmou, em 1941, o "Manifesto de Ventotene", cujo título é "Por uma Europa livre e unida", um documento visionário e precursor da UE, redigido pelos italianos Altiero Spinelli, Ernesto Rossi e Eugenio Colorni.

Depois de visitarem o túmulo de Spinelli, os líderes europeus irão deslocar-se ao porta-aviões Garibaldi, para reforçar as linhas já definidas em Berlim para construir uma Europa capaz de garantir a segurança dos seus países e que dê uma maior atenção às políticas dedicadas à juventude e ao crescimento.

A segurança será uma das prioridades desta reunião e serão analisados projetos como a criação de um corpo europeu de guarda fronteiriça ou a implementação de um controlo sistemático de identificação de entrada e saída de pessoas da UE.

Renzi irá colocar a discussão o projeto "Estratégia Global sobre Política Exterior e de Segurança da União Europeia", apresentado pela alta representante nesta matéria, Federica Mongherini.

O primeiro-ministro italiano quer também que se discuta o seu projeto "Migration Compact", que consiste em conceder ajudas aos países africanos que estão na origem ou trânsito de refugiados, em troca de uma ajuda na redução dos fluxos migratórios para a Europa, e que conta com o aplauso do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

A reunião irá realizar-se sob fortes medidas de segurança, com limitação do acesso de turistas a Ventotene, encerramento do espaço aéreo e uma numerosa presença policial na pequena ilha.

Matteo Renzi, François Hollande e Angela Merkel irão chegar a Ventotene cerca das 17h00 locais (16h00 em Lisboa) e, após um passeio e visita ao túmulo de Spinelli, irão deslocar-se até ao local onde vão dar uma conferência de imprensa, prevista para as 18h00.

A reunião realiza-se depois da conferência de imprensa, durante um jantar, oferecido pelo governo italiano, que deverá terminar pelas 21h00 (20h00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório