Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Líderes tribais chegam a acordo para por fim a combates na Líbia

Líderes tribais do leste e oeste da Líbia firmaram hoje um acordo em Tunes para a reconciliação das duas partes do país, em conflito desde que em 2011 triunfou a revolução contra a ditadura de Muamar Kadafi.

Líderes tribais chegam a acordo para por fim a combates na Líbia
Notícias ao Minuto

23:45 - 20/08/16 por Lusa

Mundo Conflito

O documento foi assinado por representantes da cidade de Misrata, a mais importante de oeste, junto à capital, Tripoli, e responsáveis da tribo de Al Obeiat.

O acordo tem como objetivo o fim dos combates que desde maio de 2014 se registam na zona oriental de Bengasi, a segunda mais importante do país.

"O nosso desejo é manter a integridade do país. Recusamos qualquer tipo de golpe militar", explicou à imprensa Mohamed al-Moghrabi, representante de Misrata.

Além de terminarem os combates, os subscritores do acordo comprometem-se a desarmar as milícias, combater o terrorismo e salvaguardar as instalações petrolíferas,

A Líbia é um país falido, vítima do caos e da guerra civil, desde que há cinco anos a comunidade internacional apoiou o movimento rebelde e contribuiu militarmente para a queda do governo de Kadafi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório