Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Mulher transexual violada e queimada até à morte na Turquia

Hande Kader era uma ativista conhecida no seu país.

Mulher transexual violada e queimada até à morte na Turquia
Notícias ao Minuto

22:56 - 20/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Hande Kader

Hande Kader, conhecida pelo seu ativismo no que diz respeito aos direitos da comunidade LGBT na Turquia, foi encontrada morta em Zekeruyahoy, Istambul. O corpo, além de queimado, estava mutilado e mostrava que a jovem tinha sido violada, conta o Metro.

A morte da rapariga de 22 anos está a gerar polémica no país, com a população a pedir mais direitos para a comunidade LGBT. Segundo a imprensa, sabe-se que Hande estava a trabalhar como prostitua e foi vista pela última vez a entrar no carro de um cliente.

Como protesto, ativistas dos direitos LGBT têm usado nas redes sociais a hashtag ‘#HandeKadereSesVer’, que significa: “Façam algum barulho pela Hande Kader”. Kader já era conhecida na Turquia por ter enfrentado a polícia o ano passado, durante uma marcha gay em Istambul.

“Estamos a ser assassinados e ninguém ouve as nossas vozes, porque as leis na Turquia não nos protegem”, explicou Emirhan Deniz Çelebi, diretor da Spod – organização LGBT. Para este domingo está marcada uma marcha contra entre estes crimes de ódio na comunidade LGBT.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório