Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de magnitude 6,0 sentido no Japão

Um sismo de magnitude 6,0 (escala de Richter) foi sentido hoje no Japão, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), mas as autoridades do país ainda não relataram se há vítimas ou danos materiais.

Sismo de magnitude 6,0 sentido no Japão
Notícias ao Minuto

12:03 - 20/08/16 por Lusa

Mundo Terramoto

O terramoto teve o seu epicentro ao largo do litoral norte do país, a 167 quilómetros da cidade de Miyaki, segundo o USGS.

Não foi dado o alerta de tsunami na sequência do terramoto, que ocorreu a cerca de dez quilómetros de profundidade, segundo a agência meteorológica japonesa.

O Japão foi sacudido por tremores dois dias consecutivos, já que na sexta-feira um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter ocorreu ao largo da cidade de Ibaraki, ao sul de Fukushima, sem produzir danos materiais ou vítimas.

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 6,0 é considerado forte.

O forte sismo que ocorreu no Japão em março de 2011 - com epicentro a 130 quilómetros da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, e com magnitude de 8,9 na escala de Richter - provocou um tsunami e causou a morte de 18 mil pessoas, danificando ainda gravemente a central nuclear de Fukushima.

Grande parte do arquipélago do Japão também se encontra hoje em alerta pela proximidade de vários tufões, que estão a deixar o clima instável, provocando muita chuva em grande parte do centro e do norte do país.

A agência meteorológica japonesa alertou hoje para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra nas zonas oriental e setentrional do país antes da chegada do tufão Kompasu, prevista para as próximas horas.

Além da região norte e centro, o sul do país prepara-se também para a chegada do tufão Lionrock.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório