Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Japão cria local para desenvolver aplicações de inteligência artificial

O centro de investigação japonês Riken e cerca de 20 empresas criaram uma plataforma conjunta para desenvolver aplicações de inteligência artificial nos campos da medicina, indústria e infraestruturas, avança hoje o jornal Nikkei.

Japão cria local para desenvolver aplicações de inteligência artificial
Notícias ao Minuto

06:15 - 19/08/16 por Lusa

Mundo Investigação

O Centro de Investigação de Inteligência Avançada Integrada vai abrir portas no próximo dia 01 de setembro em Tóquio, e contará com a participação da Toyota Motor, bem como outros gigantes tecnológicos como a Sony ou a NEC, entre outras empresas e 'start-ups' japonesas.

O objetivo é desenvolver sistemas de inteligência artificial capazes de solucionar problemas específicos que impliquem uma grande quantidade de dados analisados.

Um dos campos concretos de aplicação é o fabrico industrial, com a Toyota e a NEC a trabalharem numa tecnologia de inteligência artificial para promover a eficiência das cadeias de produção a partir da análise de detalhes de procedimento que escapam aos trabalhadores, segundo explica o jornal.

Na área da saúde, o departamento de investigação informática da Sony está a desenvolver um sistema de inteligência artificial para recomendar tratamentos personalizados a pacientes após comparar o seu historial médico com todos os estudos clínicos disponíveis.

Estes são exemplos de projetos concretos que serão apoiados pela nova plataforma público-privada, que receberá um financiamento estatal de 10 mil milhões de ienes (86,9 milhões de euros) no próximo exercício fiscal.

As empresas participantes também contribuíram com somas significativas, além de pessoal especializado e outros recursos, segundo o Nikkei, que dá conta também da participação das universidades de Quioto e Tóquio.

O Governo japonês definiu a inteligência artificial como um dos pilares da sua estratégia de crescimento económico, e acredita na capacidade desta tecnologia para solucionar problemas como a carência de mão-de-obra e envelhecimento demográfico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório