Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Médicos Sem Fronteiras retiram pessoal de hospitais após ataque aéreo

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje estar a retirar o seu pessoal de seis hospitais no Iémen após um ataque aéreo no início da semana contra uma das suas instalações ter causado 19 mortos.

Médicos Sem Fronteiras retiram pessoal de hospitais após ataque aéreo
Notícias ao Minuto

20:23 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Iémen

O ataque de segunda-feira contra o hospital em Abs, no norte do país, foi o quarto e o mais mortífero contra instalações da organização humanitária no Iémen.

A decisão de proceder a uma retirada "nunca é tomada de forma leviana", disse a MSF em comunicado.

Contudo, "dada a intensidade da atual ofensiva e a nossa perda de confiança na habilidade da SLC [coligação liderada pela Arábia Saudita] para evitar ataques fatais deste tipo, a MSF considera os hospitais nas regiões de Saada e Hajjah inseguros, tanto para os pacientes como para o seu pessoal", acrescentou.

Em março de 2015, Riad assumiu a liderança de uma coligação que combate os Huthis, ocupantes da capital, Sanaa, e de outras regiões do país.

Os ataques aéreos intensificaram-se a 9 de agosto último, após o fracasso das negociações de paz que decorriam há três meses no Koweit, sob a égide da ONU.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou, esta semana, o balanço das vítimas do conflito no Iémen entre 19 de março de 2015 e 15 de julho de 2016, cujo número se eleva a 6.571 mortos e 32.856 feridos, muitos deles civis.

Cerca de 80% da população precisa de ajuda humanitária, de acordo com a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório