Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ébola: Enfermeira britânica pode ter problemas por ter mentido

Pauline Cafferkey foi a primeira britânica a ser diagnosticada com ébola, em 2014, quando o vírus se propagava em África.

Ébola: Enfermeira britânica pode ter problemas por ter mentido
Notícias ao Minuto

20:37 - 18/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Reino Unido

A enfermeira escocesa Pauline Cafferkey viajou para a Serra Leoa em 2014, para ajudar o país africano na altura em que o Ébola estava a propagar-se. A 29 de dezembro, aterrou no aeroporto de Heathrow, em Londres. Estaria já com febre, mas ocultou esse facto às autoridades.

Este episódio pode valer-lhe agora problemas disciplinares, adianta a Sky News.

O Nursing and Midwifery Council, regulador na área de enfermagem, censura a enfermeira por esta ter “permitido que uma temperatura incorreta fosse registada” no dia em que aterrou.

A enfermeira tornar-se-ia a primeira britânica diagnosticada na altura em que o Ébola ganhava destaque mediático, preocupando as autoridades. E o regulador alega que Pauline teria noção de que já apresentava potenciais sintomas, o que poderia configurar um risco de saúde pública.

O regulador diz mesmo que Pauline omitiu às autoridades que tinha já febres superiores a 38º, um dos sintomas que serve de alerta (além do facto de ter viajado para um país que estava a sofrer com a propagação do vírus).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório