Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vacinação de emergência em Angola e Congo. A maior de África

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a campanha de vacinação de emergência contra a febre-amarela iniciada esta semana em Angola e na República Democrática do Congo como uma das maiores alguma vez realizadas em África.

Vacinação de emergência em Angola e Congo. A maior de África
Notícias ao Minuto

17:41 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Carreira

A campanha visa travar a propagação da doença, que já provocou nos dois países mais de 400 mortos e 5.000 casos suspeitos, e deverá permitir vacinar mais 14 milhões de pessoas, cerca de três milhões dos quais em Angola.

A informação consta de uma nota da OMS consultada hoje pela Lusa, em que aquela organização das Nações Unidas refere estar a trabalhar com os ministérios da Saúde dos dois países e a coordenar esta campanha de vacinação, anunciada para ter arrancado a 15 de agosto, com 56 parceiros para chegar a mais de 8.000 locais.

Decorre em simultâneo em Angola e na República Democrática do Congo (RDCongo), sendo "uma das maiores campanhas de vacinação de emergência alguma vez realizada em África", lê-se no documento.

Isto tendo em conta que a execução de uma campanha com esta dimensão pode levar entre 03 e 06 meses, quando esta será realizada, recorda a OMS, até ao início da época das chuvas nesta região, em setembro.

A epidemia de febre-amarela teve início em Viana, arredores de Luanda, em dezembro de 2015, e rapidamente alastrou a todas as províncias e à vizinha RDCongo.

A transmissão da doença é feita pela picada do mosquito (infetado) 'Aedes aegypti' que, segundo a OMS, no início desta epidemia, estava presente em algumas zonas de Viana, Luanda, em 100% das casas.

Trata-se do mesmo mosquito responsável pela transmissão da malária, a principal causa de morte em Angola, e que se reproduz em águas paradas e na concentração de lixo, dois problemas (época das chuvas e falta de limpeza de resíduos) que afetaram a capital angolana entre agosto e maio últimos (época das cheias).

Só em Angola, desde fevereiro, já foram realizadas campanhas de vacinação que chegaram a 13 milhões de pessoas, ou seja mais de metade da população. Na RDCongo, a OMS recorda que só a capital, Kinshasa, tem 10 milhões de habitantes e as campanhas de vacinação chegaram a apenas dois milhões de pessoas.

Ainda assim, a organização sublinha que as campanhas de vacinação já realizadas foram "cruciais" para "parar a propagação" desta epidemia, mas recorda que algumas áreas ainda são consideradas de "alto risco", como a capital da RDCongo ou a fronteira com Angola (2.646 quilómetros).

A OMS estima necessitar de 17,3 milhões de seringas para concretizar esta campanha, juntamente com o apoio de 41.000 técnicos de saúde e voluntários, recorrendo a 500 viaturas de transporte.

Angola não regista novos casos de febre-amarela oficialmente confirmados por laboratório desde o final de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório