Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Síria: União Europeia pede "cessação imediata" dos combates em Alepo

A União Europeia (UE) pediu hoje a "cessação imediata" dos combates em Alepo, no norte da Síria, para permitir que ajuda médica e humanitária chegue aos cerca de 1,5 milhões de civis ainda na cidade.

Síria: União Europeia pede "cessação imediata" dos combates em Alepo
Notícias ao Minuto

18:00 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Conflito

"A UE e os seus Estado-membros apelam para uma cessação imediata dos combates em Alepo para permitir o encaminhamento de feridos, a entrega de ajuda e a reparação de infraestruturas essenciais (de fornecimento) de água e eletricidade", afirma num comunicado a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

Alepo, segunda maior cidade da Síria, no noroeste do país, é desde meados de julho centro dos combates entre as forças do regime e os grupos rebeldes e 'jihadistas'.

Segundo a ONU, há um mês que não entra qualquer ajuda humanitária na cidade, onde se estima que ainda residam 1,5 milhões de civis, 250.000 dos quais nos bairros controlados pelos grupos da oposição.

Mogherini apela também às partes em conflito para "garantirem o levantamento de todos os cercos e permitirem o acesso humanitário permanente e em todo o país àqueles que dele precisam".

A responsável europeia insta ainda "todos os atores internacionais", numa aparente referência à Rússia, a cumprirem os compromissos assumidos pelo Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG) em maio para impor um cessar-fogo que permita a entrada da ajuda humanitária.

Mais de 290.000 pessoas foram mortas e milhões obrigadas a fugir desde o início da guerra, em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório