Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Dilma Rousseff anuncia que se defenderá pessoalmente no julgamento

A Presidente do Brasil com mandato suspenso Dilma Rousseff disse hoje que fará pessoalmente a sua defesa no julgamento do 'impeachment' (destituição) que começa no Senado (câmara alta parlamentar) no próximo dia 25.

Dilma Rousseff anuncia que se defenderá pessoalmente no julgamento
Notícias ao Minuto

16:43 - 17/08/16 por Lusa

Mundo Brasil

Citada pelo jornal Folha de S.Paulo, Dilma Rousseff disse que "será a manifestação de uma Presidente que irá ao Senado e que está sendo julgada por um processo de 'impeachment' sem crime de responsabilidade".

Questionada se não temia críticas e perguntas agressivas de alguns opositores que devem discursar, Dilma Rousseff explicou que não tem medo e que já suportou tensões bem maiores na sua vida.

"É um exercício de democracia", completou.

A data em que Dilma Rousseff comparecerá no julgamento ainda não está definida.

Hoje o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, reúne-se com os líderes dos partidos para definir os procedimentos a adotar no julgamento e deve marcar também a data em que a Presidente afastada poderá fazer pessoalmente a sua defesa.

Dilma Rousseff é acusada de ter cometido crimes fiscais para melhorar as contas públicas atrasando pagamentos devidos aos bancos e de ter permitido gastos extras no orçamento sem aprovação prévia do Congresso, numa altura em que a meta fiscal do país já estava comprometida.

Para Dilma Rousseff perder definitivamente o cargo 54 dos 81 senadores devem se manifestar a favor da sua cassação em uma votação que acontecerá no final do julgamento.

Se for condenada, Dilma Rousseff também perderá o direito ocupar cargos públicos por oito anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório