Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Desmantelada célula do grupo extremista Estado Islâmico em Marrocos

As autoridades marroquinas anunciaram hoje a detenção de quatro presumíveis membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI), suspeitos de planear atentados contra "locais vitais" em Casablanca, a capital económica de Marrocos.

Desmantelada célula do grupo extremista Estado Islâmico em Marrocos
Notícias ao Minuto

18:16 - 16/08/16 por Lusa

Mundo Autoridades

"O gabinete central de investigações judiciárias desmantelou uma célula terrorista composta por quatro extremistas que circulavam entre Casablanca e a comuna de Mograne", uma localidade rural a cerca de 50 quilómetros a nordeste da capital marroquina, Rabat, indicou o Ministério do Interior marroquino, num comunicado.

"Segundo os primeiros elementos do inquérito", os membros da célula "prestaram lealdade" ao EI e preparavam "planos terroristas perigosos contra a estabilidade e a segurança do reino", com "ataques contra locais vitais em Casablanca", precisou a mesma fonte.

Desde 2002, quase 160 "células terroristas" foram desmanteladas no reino de Marrocos, incluindo 38 desde 2013 que tinham "ligações próximas" com os 'jihadistas' do EI, de acordo com os dados fornecidos pelas autoridades marroquinas.

Em finais de julho, as autoridades marroquinas anunciaram a detenção de 52 pessoas, suspeitas de planear atentados no país e de querer criar um braço local do grupo radical sunita.

Nos últimos meses, os anúncios das autoridades de Rabat sobre o desmantelamento de células com ligações ao EI e sobre a detenção de alegados recrutadores do grupo extremista têm vindo a aumentar.

Contrariamente a outros países, o reino de Marrocos não tem sido alvo de atentados nos últimos cinco anos.

Mas, no passado, o país já foi cenário de ataques terroristas, como foi o caso do atentado em Casablanca que matou 45 pessoas em 2003 e do ataque contra a cafetaria Argana, um dos principais pontos de encontro de turistas em Marraquexe, que fez 17 mortos em 2011, incluindo um cidadão português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório