Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tribunal da Turquia ordena encerramento de jornal pró-curdo

Um tribunal da Turquia ordenou hoje o encerramento temporário do jornal pró-curdo Ozgur Gundem, acusado de difundir propaganda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, em conflito com o Estado turco, noticiou a agência estatal Anadolu.

Tribunal da Turquia ordena encerramento de jornal pró-curdo
Notícias ao Minuto

15:25 - 16/08/16 por Lusa

Mundo Ancara

Segundo o tribunal, o jornal "atuou como meio de comunicação 'de facto'" do PKK, considerado um grupo terrorista pelas autoridades.

Um responsável judicial confirmou a decisão à agência France-Presse, mas afirmou que ela não está relacionada com o estado de emergência declarado no país após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.

"Os arguidos podem recorrer da decisão", disse, pedindo anonimato.

Lançado em 1992, o diário Ozgur Gundem foi várias vezes no passado alvo de ordens judiciais de encerramento e alguns dos seus jornalistas foram detidos. O jornal esteve fechado entre 1994 e 2011, quando voltou a ser publicado.

O jornal, com uma tiragem inferior a 7.000, tem nomeadamente publicado artigos do líder do PKK, Abdullah Ocalan, na prisão desde 1999.

Desde o golpe falhado, as autoridades ordenaram o encerramento de 130 meios de comunicação ao abrigo do estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório