Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Professores devem 'desencorajar' debate de independência de Hong Kong

O chefe do Executivo de Hong Kong disse hoje que os professores têm responsabilidade de guiar os estudantes e ajudá-los a distinguir o certo do errado na questão da independência de Hong Kong, avança a rádio pública da cidade.

Professores devem 'desencorajar' debate de independência de Hong Kong
Notícias ao Minuto

09:24 - 16/08/16 por Lusa

Mundo CY Leung

Os comentários de CY Leung surgem depois de o Departamento de Educação sido criticado por dizer aos professores que seriam desqualificados se fizessem a apologia da independência de Hong Kong nas escolas.

Em declarações antes da reunião semanal do Conselho Executivo, citadas pela RTHK, Leung disse: "Os professores e as escolas têm de ter uma noção do certo e errado para guiar as discussões dos alunos. Não queremos estudantes ou qualquer organização estudantil a juntar-se para fazer qualquer coisa ilegal, ou que viole as regras da escola. e o que está certo e errado".

O chefe do Executivo disse ainda que caso a ideia de independência se espalhe em Hong Kong, a estabilidade da cidade pode ser afetada, bem como a relação com Pequim, que pode sofrer graves danos.

O apoio à independência de Hong Kong da China, ainda que minoritário, tem vindo a ganhar fôlego nos últimos meses.

No início do mês, a comissão eleitoral rejeitou seis candidaturas às eleições de setembro para o Conselho Legislativo (LegCo) por defenderem a independência da cidade, uma posição considerada ilegal pelas autoridades de Pequim e Hong Kong.

No passado dia 5, uma manifestação pela independência, a primeira com este objetivo, reuniu cerca de 1.000 pessoas na presença dos candidatos proibidos de concorrerem ao cargo de deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório