Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos 11 mortos e 19 feridos em ataque a hospital

Onze pessoas, incluindo um elemento dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram mortas e 19 ficaram feridas num ataque aéreo que atingiu hoje um hospital em Abs, no Iémen, anunciou a organização humanitária.

Pelo menos 11 mortos e 19 feridos em ataque a hospital
Notícias ao Minuto

23:42 - 15/08/16 por Lusa

Mundo Iémen

"A explosão matou de imediato nove pessoas e duas outras acabaram por morrer quando foram transferidas" para um outro hospital, indicou em comunicado a organização MSF.

Antes, os rebeldes iemenitas tinham anunciado que o bombardeamento fez seis mortos e 20 feridos, atribuindo o ataque à aviação da coligação árabe aliada do poder. O ataque ocorreu numa região controlada pelos rebeldes no norte do país.

Os Estados Unidos manifestaram hoje a sua preocupação depois de ter sido anunciado o bombardeamento do hospital onde a MSF tem uma equipa, mas sem condenarem explicitamente a coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.

"Estamos profundamente preocupados com as informações sobre um ataque a um hospital no norte do Iémen (...). Os ataques a infraestruturas humanitárias, nomeadamente hospitais, são inquietantes", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado Elizabeth Trudeau.

A porta-voz exortou "todas as partes a cessarem imediatamente as hostilidades".

Questionada sobre uma eventual responsabilidade da coligação no ocorrido, a diplomata limitou-se a dizer que os Estados Unidos permanecem em contacto com os sauditas.

Washington tem apoiado desde o início do conflito, em março de 2015, a coligação liderada por Riade, continuando a vender equipamento de defesa à Arábia Saudita.

A coligação árabe tem intensificado os ataques a posições dos rebeldes desde o fim das conversações de paz no Kuwait, no passado dia 06 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório