Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Bulgária pede apoio da Europa para reforçar controlo na fronteira turca

A Bulgária pediu à Agência Europeia de Controlo das Fronteiras Externas (Frontex) o envio de 200 agentes adicionais para reforçar o acompanhamento da sua fronteira com a Turquia, depois de detetar um aumento do fluxo migratório.

Bulgária pede apoio da Europa para reforçar controlo na fronteira turca
Notícias ao Minuto

12:04 - 15/08/16 por Lusa

Mundo Frontex

"Pedimos à agência Frontex que envie cerca de 200 agentes adicionais que devem chegar até o final da semana, com [veículos] todo o terreno e câmaras termográficas", informou hoje o diretor da Polícia de fronteira, Antonio Angelov, num comunicado publicado na página na internet do ministério que tutela esta área na Bulgária.

No último fim de semana, já foram enviados 150 agentes para apoiar os polícias e militares que vigiam o limite territorial com a Turquia.

Segundo as autoridades búlgaras, desde o início de agosto, o número de tentativas de entrada ilegal no país a partir da Turquia duplicou para uma média de 200 por dia, depois da média de cerca de uma centena registada em julho.

Antonio Angelov precisou que 1.858 migrantes foram detidos ao tentar passar ilegalmente a fronteira, em agosto, a que se acrescentam mais 140 detetados nas últimas 24 horas, aumentando para 30 mil o total deste ano.

No comunicado também é referido o lançamento de uma operação policial para prevenir a migração e o tráfico de pessoas, centrada no controlo de veículos de carga e pequenos autocarros.

A Bulgária receia que o seu território seja utilizado como alternativa à rota dos balcãs - que passa pela Grécia, Macedónia, Sérvia, Hungria, Croácia, Eslovénia e Áustria -, através da qual, no último ano, se deslocaram dezenas de milhares de refugiados que fugiam dos violentos conflitos no Médio Oriente e pretendiam obter asilo na Alemanha e outros países do norte da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório