Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Curdos aproximam-se de Mosul, um dos principais bastiões do Daesh

Mosul está sob controlo dos jihadistas desde 2014.

Curdos aproximam-se de Mosul, um dos principais bastiões do Daesh
Notícias ao Minuto

19:17 - 14/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Iraque

As forças curdas asseguram que já conquistaram várias aldeias próximas de Mosul, no Iraque, revela a BBC.

Agora, acompanhadas por forças iraquianas no terreno e por ataques aéreos da coligação liderada pelos Estados Unidos, aproxima-se o cerco a Mosul.

A cidade é a segunda maior do Iraque. Foi conquistada com facilidade pelo autoproclamado Estado Islâmico em junho de 2014 e, desde então, tornou-se um dos principais ‘quartéis-generais’ do Daesh.

Foi precisamente nesta cidade que o líder máximo do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, declarou o califado. Em caso de derrota, o grupo extremista perde um autêntico bastião que teve sob seu domínio nos últimos dois anos.

Segundo adiantou o comandante no terreno das forças curdas à BBC, os confrontos nas redondezas estão já a ter lugar. A imagem acima, da Reuters, foi captada este domingo no sudeste de Mosul e mostra militantes curdos a disparar um rocket contra as linhas do Estado Islâmico.

Aos ataques aéreos, os jihadistas terão tentado responder com veículos armados com explosivos, a serem guiados contra as linhas curdas.

Nos últimos meses, o Daesh tem perdido terreno. Uma derrota ali, em Mosul, marcaria o fim do Daesh no Iraque, afirmou o próprio primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório